Adjunto Adnominal

No latim, ad quer dizer junto, então o Adjunto Adnominal seria o “junto junto junto do nome”, ou seja, é uma palavra ou expressão que fica perto do Nome (substantivos, adjetivos, etc.). Diferente do Complemento Nominal, ele não complementa nada, ele DETERMINA a palavra ou expressão. São adjuntos os Adjetivos, Locuções Adjetivas, Artigos, Pronomes Adjetivos e Numerais Adjetivos.

 Adjunto Adnominal: usos e características

 jovem valoroso é um bravo guerreiro.

A linda mulher ruiva passou apressadamente.

Três ovos caíram no chão.

A menina que vem e que passa.

 Os determinantes estão, em geral, representados pelas seguintes classes de palavras: adjetivo, artigo e pronome demonstrativo ou equivalentes de adjetivos (estes veremos adiante):

Noites claras prenunciam bom tempo.
O livro está esgotado.
Esta manhã prometia chuva.

Na sequência de determinantes, aparecem como pré-determinantes, à esquerda do determinante, as palavras que podem receber globalmente o nome de Quantificador (algum, certo, vários, todo, todos, qualquer, alguns (de), vários (de), etc.):

Alguns bons momentos são inesquecíveis.
Todos os alunos saíram.
Alguns de nós não foram à festa.

Aparecem como pós-determinantes, isto é, as palavras que ocorrem à direita do determinante, e do pré-determinante, o pronome possessivo e o numeral:

Os seus livros não estavam na estante.
Aqueles dois erros eram graves.
Vários de meus sobrinhos são engenheiros.
Aqueles dois seus vizinhos trabalham no comércio.

DICA!

Repara, o sujeito é tudo (“o jovem valoroso”, “a linda mulher ruiva”, “três ovos”), mas os elementos periféricos ao núcleo não complementam, eles determinam, delimitam, especificam a informação sobre o núcleo do sujeito. Há situações em que o Adjunto Adnominal aparece com preposição, muito parecido com Complemento Nominal. Dica que pode ajudar: substitua o “de + algumacoisa” por um único adjetivo. Se for possível, é Adjunto Adnominal; caso contrário, é Complemento Nominal.

Exemplo:

Homem de coragem (corajoso)

Pão com manteiga (amanteigado)

Jovem de valor (valoroso)

Maria tem medo de aranha.(aranhoso??)

Ferdinando não estava ciente do ocorrido.(ocorridoso??)

A banca decidiu favoravelmente aos candidatos.(candidatoso??)

Outros Termos Acessórios

Adjunto Adverbial

Aposto

Deixe uma resposta