Análise Sintática: 3 termos importantes

Análise Sintática é o nome do procedimento de decodificação dos elementos que compõem o período, seja ele simples ou composto. Na análise sintática, primeiro devemos localizar o Verbo ou a Locução Verbal, que são o ponto principal da oração. Nem toda frase possui verbo. Após a identificação do predicador verbal, temos que prestar atenção em três macrocategorias:

Termos essenciais, Termos integrantes e Termos acessórios.

1 – Análise Sintática: Termos Essenciais

Como o próprio nome já diz, esses dois elementos são essenciais para completo entendimento da oração.

Fazem parte desse grupo:

Sujeito

Predicado

Observando a nomenclatura, parece que o sujeito deve estar presente em todas as orações para que estas tenham algum sentido. Há casos em que sua presença é efetiva, mas sua expressão é opcional, e há casos em que não existe sujeito. O predicado é efetivamente a informação em si, por esse motivo é obrigatória a sua presença na oração.

2 – Análise Sintática: Termos Integrantes

Os termos integrantes agregam certas informações a determinados componentes específicos do predicado, completando, assim, o significado dos termos essenciais da oração.

Fazem parte desse grupo:

Complemento Verbal

Complemento Nominal

Agente da Passiva

3 – Análise Sintática: Termos Acessórios

Como todo acessório pode ser utilizado ou não (um cordão, um cinto, um chapéu, por exemplo), há informações consideradas dispensáveis sintaticamente, porém se fazem necessárias, para o melhor entendimento do que se é dito em determinados contextos.

Fazem parte desse grupo:

Adjunto Adnominal

Adjunto Adverbial

Aposto

O problema de chamar um determinado conjunto de essencial e outro de acessório está no que se considera como primordial ou dispensável numa informação. A sintaxe preza por determinadas estruturas em detrimento de outras. A semântica estabelece outros tipos de relação entre esses termos.

Obs:

O Vocativo é um termo independente da oração, sendo assim não é nem essencial, integrante nem acessório.

Espero ter ajudado, clique nos links para o desdobramento de cada tema.

Deixe uma resposta