Revisar o TCC sem plágio – Garantido!

Qualquer aluno de graduação e pós-graduação tem medo de uma coisa: Plágio. Neste artigo você vai saber o que é Plágio e como revisar o TCC sem plágio e corretamente. Parece complicado, mas é possível otimizar a sua escrita da forma correta.

O que é Plágio?

Dionysio (2013) afirma que o “plagiador estará se apropriando indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma” (p. 63). Apropriação de obra intelectual é crime, não importa se a obra é nacional ou estrangeira.

A palavra “plágio” veio ao português do grego plágion, via latim plagium, -ii.  Pode parecer algo sem grande importância, mas copiar o trabalho alheio pode acarretar vários problemas. No dia da defesa do seu TCC, Dissertação ou Tese, vão questioná-lo sobre aquela frase brilhante que você escreveu. Se a frase for de amplo conhecimento na sua área do saber, bastará ler a frase para reconhecer o autor original da mesma.

Veja também:
 Como Fazer um TCC sem Dor de Cabeça – Inscrições Abertas
 Como Fazer um TCC com MONOGRAFIS Orientador de TCC – Monografis 3.0

Você pode, inclusive citar uma obra sua e ser pego no plágio. Como assim? Caso você faça a citação sem a devida referência, é plágio, um autoplágio.

Como Revisar o TCC sem Plágio?

Primeiro termine boa parte do seu TCC. Isso é importante para você ter uma boa quantidade de texto para revisar.

Priorize as citações, diretas e indiretas. Como eu disse, frases de autores muito conhecidos são as primeiras a te denunciarem. Reparou no que eu fiz no primeiro parágrafo do subitem anterior? Isso é uma citação direta. Caso haja muitas citações diretas, transforme algumas em citações indiretas. Mas SEMPRE dê os devidos créditos.

Procure pelos erros de concordância. O autor escreveu de uma forma coerente com a obra dele, mas o seu trabalho tem outra configuração. É importante saber adaptar e adequar as suas palavras às do autor.

Por fim, peça para que o seu orientador corrija o seu texto. Mas esse procedimento deve ser feito quando mais de 90% do seu TCC estiver pronto.

Com essas dicas você vai poder revisar o seu TCC e evitar, além de outros problemas, que você tire zero por causa de plágio.

Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre como fazer um TCC perfeito, acesse o link:

Explicação Sobre Citações E O Uso Correto Da Referência Bibliográfica

DIONYSIO, Rosana. Desvendando os segredos do TCC. 1° ed. 2013.

Deixe uma resposta