Sinônimos perfeitos existem?

Vamos falar das palavras que são diferentes com sentido igual, ou é o que todos esperam que sejam. Os homônimos são totalmente diferentes dos sinônimos, já que senso e censo são coisas totalmente diferentes.

Como eu estou repetindo várias vezes, o sinônimo ocorre com palavras do tipo Periódico e Jornal, Lanterna e Luminária, Trabalho e Emprego, Translação e Revolução, etc.



Corremos o risco de dar uma ênfase desproporcional por causa de um sinônimo mal empregado.

Exemplos de sinônimos

Vamos, então, à apresentação e discussão de alguns sinônimos em língua portuguesa.

Jornal X Periódico

O tipo de caderno ou programa de áudio ou vídeo emitido com alguma frequência é chamado de jornal ou de periódico. É comum atribuir o titulo de Periódico àquele que compramos nas bancas, mas a palavra periódico se refere a algo que tem periodicidade, logo poderia ser aplicado ao programa de rádio ou TV sem maioresproblemas… Será?

Lanterna x Luminária

Estes itens são utilizados para clarear um determinado local, mas a imagem-acústica de um é diferente da do outro. Temos em nossa mente um determinado formato físico para lanternas e um outro formato para luminárias.

Trabalho x Emprego

Há tantas possibilidades de aplicação, na Física, na Linguagem, esuas palavras são aplicáveis a algumas situações com maior ou menor prestígio.

Se alguém te disser: “tenho um trabalho pra você”, parece que o serviço (outro sinônimo) terá pouca duração, mas ao dizer: “tenho um emprego pra você”, pressupõe-se que o labor (mais um sinônimo) tenha duração maior.

Translação x Revolução

Essas palavras possuem uma particularidade que merece um parágrafo inteiro. Em astronomia, o nome dado ao movimento dos astros é Revolução, nome dado por Copérnico em “Da Revolução das Orbes Celestes“, mas no uso comum o movimento dos planetas ficou sob a tutela da Translação, cabendo às manifestações de um dado grupo a uma causa o título Revolução.

Quem não tem intimidade com astronomia, ao ler “a revolução de Plutão é a maior já vista pelo homem”, vai pensar que o planeta se rebelou de uma forma muito estranha.

Há ou não sinônimos perfeitos?

Podemos dizer que há dois grupos de sinônimos: Hipônimos e Hiperônimos. Hipônimo é o sinônimo mais específico e o Hiperônimo é o mais amplo.

Por exemplo, ao comparar as palavras Casa, Residência e Lar, temos a gradação abaixo:

(Hipônimo) Casa < Residência < Lar (Hiperônimo)

O fato de casa, residência e lar serem sinônimas não impede que um apartamento também possa ser uma residência e um país ser considerado o seu lar.

O cuidado que se deve ter ao utilizar sinônimos é justamente a questão dos hipônimos e hiperônimos. Se tomarmos as palavras Serviço, Trabalho, Emprego, Labuta e Atividade podemos pensar que ambas podem ser de forma aleatória, mas, quanto mais nos afastamos de Serviço em direção a Labuta, mais durativa e genérica é a ação.

Podem haver níveis entre os sinônimos e até quase igualdade em determiinados casos, mas Serviço é uma coisa e Trabalho é outra.

Utilizar sinônimos é bom para o texto de caráter argumentativo, como é o caso de redações de ENEM, concursos públicos, etc.

Assim sendo, não podem haver sinônimos perfeitos por haver diferenças semânticas ou pragmáticas nas palavras.

Deixe uma resposta