Sufixo fobia

Todo mundo tem medo de alguma coisa. Há medos aparentemente banais, como medo de baratas (catsaridafobia), de vegetais (lachanofobia), entre outros. Há outros medos, digamos, mais justificáveis, como medo de abismos (abissofobia), medo dos raios-x (radiofobia), medo de viajar de avião (ptesiofobia), etc. Mas o que tem no sufixo “fobia”?

Origem do sufixo fobia

Fobia (do grego Φόβος, phóbos, “medo”), em linguagem comum, é o temor ou aversão exagerada a situações, objetos, animais ou lugares. Na mitologia grega, Phóbos era o filho de Ares (deus da gerra) com Afrodite (deusa do amor). Ele era irmão de Deimos (deus o pânico, pavor) e de Harmonia (deusa da harmonia). Sua figura está associada ao medo e o temor que acompanha Ares nos campos de batalha, sua presença paralisava os inimigos nas batalhas.

Uma boa definição para fobia é:

Fobia (gr. phobía, medo.): F. Um medo obsessivo em relação a alguém ou a algo. 2 medo patológico angustiante e obsessivo, visto em neuroses obsessivas e, especialmente, de alguma psicose. É bem conhecido por nós de transtornos de ansiedade e de pânico pode exacerbar fobias que existiam anteriormente, ou mesmo introduzir novas fobias que não tinham sido experimentadas antes. Chamadas de “fobias simples” são respostas fóbicas a coisas específicas, como alturas, insetos. Entre as fobias simples são acrofobia, aracnofobia, claustrofobia, etc. Fobias simples podem ser tratadas através de técnicas de exposição gradual utilizados em terapia comportamental. No entanto, agorafobia e fobia social são geralmente mais complicadas e, portanto, requerem terapias mais sofisticadas.

Atuais significados

Atualmente algumas fobias estão na moda. Homofobia, Transfobia e Xenofobia aparecem bastante na mídia por estarem ligadas não só à aversão à homossexuais, transexuais ou pessoas, por exemplo. O que está em evidência é a atitude violenta contra as pessoas.

Hidrofobia é sinônimo de raiva. Os compostos químicos que compõem os sabões têm características hidrofóbicas. Mas se fobia é medo ou aversão, homofobia é o medo de homossexuais? Parece que não. Ao longo da história o prefixo homo passou a concentrar a informação “homossexual” e o sufixo fobia ganhou mais um significado, o de “ato discriminatório e violento contra o grupo X”.

 

Ver também em: Fobia – Aulete

Deixe uma resposta