Dia Internacional da Língua Materna

No próximo dia 21 de fevereiro será comemorado o Dia Internacional da Língua Materna. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO em 17 de novembro de 1999. A proposta visa promover a diversidade linguística e cultura entre as diferentes nações. Isso permite que todos os países possam refletir sobre a preservação das particularidades linguísticas e culturais de cada sociedade.

Ler maisDia Internacional da Língua Materna

Você não fala como escreve!

Não importa o seu nível de escolaridade, não importa o local de nascimento nem onde você mora. Não importa a língua que você fala. Você não fala como escreve! Muitas pessoas com baixa escolaridade tentam de alguma maneira minimizar essa discrepância, mas não conseguem porque inevitavelmente haverá sempre um distanciamento entre fala e escrita.

Ler maisVocê não fala como escreve!

Metáforas: 3 Tipos

Vamos nos aprofundar um pouco mais nas metáforas e discutir como são criadas novas metáforas. Sim, é possível criar uma metáfora nova, mas algumas não são tão novas e outras nem parecem com uma metáfora. De cara, precisamos deixar uma coisa bem clara, nem tudo que se diz é metafórico. Há muitos equívocos e situações extremamente constrangedoras justamente por causa de uma metáfora ser tomada ao pé da letra.

Ler maisMetáforas: 3 Tipos

NGB Comentada

Vamos tratar da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB), que é uma portaria feita para oficializar os termos a serem utilizados pelas gramáticas no Brasil para a descrição dos elementos linguísticos. Esse documento trata única e exclusivamente da nomenclatura adotada no Brasil, alguns pontos são semelhantes à nomenclatura lusitana, porém é um documento que visa exclusivamente o português do Brasil.

Ler maisNGB Comentada

O Famigerado Comunicado do MEC

Eu posso errar alguma concordância, colocação pronominal ou até mesmo separação de sílabas neste modesto blog. Mas ver que um comunicado oficial, na página oficial do Ministério da Educação (MEC), contém um erro grosseiro de separação de sílabas, somado à falta de formatação que fosse visualmente confortável… fora o tom do comunicado. Vamos tratar do comunicado do MEC que tem provocado muitas emoções em muita gente…

Ler maisO Famigerado Comunicado do MEC