A importância de fazer os Objetivos Gerais e Específicos

Muitos estudantes de graduação se esquecem de atentar para os Objetivos Gerais e Específicos da pesquisa apresentada sob forma de TCC, seja em forma de monografia seja na forma de artigo científico. Parece um item sem muita importância, mas ter registrados os objetivos do trabalho a ser desenvolvido é fundamental para a confecção da pesquisa. Neste artigo, vamos ver como registrar os objetivos gerais e específicos da sua pesquisa. Este conteúdo pode ser aplicado na sua Dissertação ou Tese. Vai saber os tipos de verbos mais usados. Vamos abordar assuntos como  hipótese, tema e delimitação da pesquisa.



Quais são os verbos que serão usados para retratar os objetivos gerais e específicos?

Saber como se expressar da forma correta é muito importante para cativar a atenção da banca e dos futuros pesquisadores que lerão o seu trabalho. Utilize verbos que expressam finalidade.

Prefira os verbos “visar”, “apreciar”, “tratar”,  “discutir”, “propor”, “contribuir”, “apresentar”, “verificar”, “discutir”, “analisar”, “debater”, “comparar”, “avaliar”.

Cuidado com os verbos “pretender”, “procurar”, “tentar”, “lembrar”, “ver”, “envolver”. Esses verbos podem passar a impressão de incerteza ou indecisão se utilizados da forma errada.

Veja também

Normas ABNT – Modelo de monografia – formatação no Word

Como fazer um TCC?

Como Duplicar a Velocidade do Aprendizado

Hipótese, tema e delimitação são importantes

Antes de começar, redija a hipótese e o tema do seu trabalho.  Esses são dois pontos vitais da sua pesquisa, pois toda a argumentação e todos os resultados obtidos irão confirmar ou refutar a sua hipótese. Se essas informações não estiverem bem claras, tudo será mais trabalhoso.

Como escrever o Objetivo Geral

Lembre-se de preencher os quatro pontos abaixo:

  • Verbo de finalidade da pesquisa
  • Problema
  • Articulador de benefício
  • Teoria/Local estudado

Exemplo de Objetivo Geral:

“Este trabalho analisa as questões centrais do ensino de Geologia nos cursos de graduação de Geografia. Com esta pesquisa, pretende-se auxiliar os futuros profissionais da área com as teorias de FULANO (1234) e BELTRANO (1234).”

Como escrever o Objetivo Específico.

Saiba como separar o Referencial Teórico da sua Pesquisa em si.

No Referencial Teórico, você deve:

Conceituar: Informe detalhadamente a teoria adotada ou o local a ser pesquisado. Lembre-se de datas, escritores mais relevantes, locais de destaque, etc.

Descrever: Não deixe de passar todas as informações, mesmo as que parecem óbvias. Trate seu leitor como um leigo no assunto. Dê informações técnicas, mas de uma maneira simples, sem rodeios.

Diferenciar: Diga os motivos de ter escolhido esse método e não aquele. Quais os maiores benefícios da sua abordagem em relação a outras. Sempre embasado, caso você não esteja escrevendo uma Tese, esse não é o momento de “inventar a roda”, mas podem ser feitas adaptações de metodologias já existentes.

Na Pesquisa, você deve:

  • Retomar o Problema geral
  • Retomar o Benefício
  • Sintetizar os dois pontos acima

“Pretende-se pesquisar o ensino de Geologia nos cursos de graduação de Geografia, analisar metodologias que auxiliem os futuros profissionais da área com base nas teorias QWERT e ASDF, de FULANO (1234) e BELTRANO (1234), respectivamente.”

Independentemente do seu curso, siga essas orientações. Fazendo essa parte bem feita, já é possível destravar os bloqueios mentais que aparecem e a escrita do TCC/Monografia/Dissertação/Tese vai ser mais produtiva.

 

Deixe uma resposta