A Semente do Nicolau

Sabe aquela famosa frase “nunca julgue um livro pela capa”? Acrescento uma coisa a esse mote, “nem pelo autor”. Muitas pessoas leem livros apenas por causa do título impactante ou por terem sido escritos por alguma celebridade. Infelizmente, alguns livros são deixados de lado não pela riqueza de vocabulário ou complexidade de ideias apresentadas, mas por causa do título ou por causa do autor. Neste artigo vamos tratar do livro “A Semente do Nicolau: um conto de Natal” e a polêmica gerada em torno dessa obra.

O livro A Semente do Nicolau – Um conto de Natal conta a história de “Lulu” e “Bié” ao conhecerem o velho Nicolau, que representa a figura tradicional do Papai Noel. Ele conta sua história e diz que o importante é preservar o real sentido da festa natalina. Fala sobre a distribuição de presentes, o desequilíbrio entre o consumismo exagerado e as pessoas carentes.

Parece que a mensagem do livro condiz com a lenda que cerca o Papai Noel. Natal combina com presentear e fazer caridade, além de reforçar boas ações. Até aí, nada muito diferente, mas… Segundo o site Congresso em Foco, esse livro foi retirado da lista de livros paradidáticos de uma escola do Distrito Federal.

Essa exclusão é atribuída ao fato de o autor do livro ser o então Deputado Federal Chico Alencar (PSOL-RJ), que não conseguiu reeleição nas votações de 2018. Oficialmente não há nenhuma menção ao motivo da retirada do livro na nota que consta no site citado. Já a CBN informou que a retirada ocorreu por pressão de alguns pais. Parece que alguns não queriam o livro por causa do autor.

A Semente do Nicolau: Sinopse, autor etc.

Sinopse:
Tudo começou quando Lulu e Bié deixaram cair a bola, com a qual brincavam, na casa do velho Nicolau. Ao buscá-la, descobriram uma pessoa encantadora, que só quer tratar bem as pessoas. A bola quebrara um vaso, mas Nicolau só se importou com a sementinha que estava plantada nele.

O autor:
Francisco Rodrigues de Alencar Filho (Chico Alencar) é formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), professor de História, Mestre em Educação pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atuou como parlamentar pelo PT-RJ por vários mandatos e atualmente é filiado ao PSOL-RJ. É autor de mais de vinte livros.

Detalhes do livro:

  • Capa comum: 40 páginas
  • Editora: Moderna; Edição: 3ª (1 de janeiro de 2012)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8516076822
  • ISBN-13: 978-8516076825
  • Dimensões do produto: 20,6 x 24,1 x 0,5 cm
  • Peso de envio: 204 g

O autor:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: