Motel

Você sabe a origem da palavra Motel? Sabia que ela não é originalmente portuguesa, mas uma importação do inglês? Esse estabelecimento comercial oferece hospedagem, alugando quartos e apartamentos mobiliados. Muito semelhante às estalagens da Idade Média. Acrescentando serviços variados como alimentação, lavanderia, lazer etc. Temos então um tipo de hotel à beira da estrada que é muito comum para estadias rápidas, o chamado Motel.

A origem do termo Motel

A junção, em inglês, de “Motor + Hotel” gerou “Motel”. Esse tipo de estabelecimento geralmente situa-se à beira de alguma rodovia, servindo de pousada àqueles que estão na estrada e precisam passar apenas uma noite ou o período curto de descanso.

O Motel Inn, em San Luiz Obispo – Califórnia, foi o pioneiro nesse tipo de pousada. Foi aberto pela cadeia de hotéis Hamilton, em dezembro de 1925 e contava com acomodações para cerca de 160 hóspedes, e cada chalé tinha seu próprio banheiro, telefone e garagem. O prédio foi projetado no estilo Renascença Espanhola por Arthur Heinman, que também cunhou a palavra Motel, mas esta só apareceu nos dicionários de inglês a partir de 1950.

Motel no Brasil

Diferente, em parte, do que ocorre nos EUA, no Brasil este estabelecimento é usado 99,9% das vezes como local de encontros amorosos, nem sempre ficando à beira da estrada. Por aqui poucas pessoas sabem da origem desse “Mo-“. No interior as pessoas usavam o “matinho”, e passaram a chamar a moita de “Matel” (Mato + Motel). Na cidade, as pessoas não vão para o mato, mas para dentro do carro, assim surgiu a expressão “Carrel”, como se “-el” significasse “local de encontros amorosos”. No Rio de Janeiro, por volta dos anos 1970, algumas pessoas utilizavam o termo “Rotel”, mas a expressão não vingou.

Conclusão

Claro que esses processos morfológicos e semânticos são muito dinâmicos e bastante voláteis. Percebam que os sentidos básicos, os frames, são mantidos e alocados em alguma parte fonética ou mórfica da palavra em questão.

A palavra “hotel” veio via francês “hôtel”, compartilhando a origem de “hospital”. Ambos provêm do latim “hospitale”, por isso temos “hospitaleiro”, “hospitalar”, “hospedaria”, etc.

Recomendo Domínios Conceptuais

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: