Easter eggs têm a ver com Páscoa?

Você já ouviu a expressão Easter Eggs? Esse termo é muito utilizado em games, filmes e séries quando alguém procura por alguma coisa que o diretor ou autor deixa escondido. Isso representa uma referência a algo que não tenha muito a ver com a história principal. Easter Eggs, em inglês, significa ovos de Páscoa, literalmente. Hoje, os “easter eggs” deixaram de ser apenas os ovos da Páscoa para se tornar a busca por algum item destoante da história contada.

De onde veio o termo Easter eggs?

Páscoa, em inglês, é chamada Easter. Conforme a tradição, as crianças devem procurar procurar por ovos de chocolate deixados pelo coelhinho da páscoa. Essa tradição não é unicamente da páscoa Cristã, pois em Pessach, a Páscoa Judaica, também existe esse tipo de tradição. Em vez de procurar por ovos de chocolate, as crianças procuram por Matsot, os pães sem fermento. Essa tradição Judaica pode ter inspirado a tradição Cristã.

Quais são os easter eggs mais famosos?

No mundo dos games e filmes, muitos autores e diretores deixam certos elementos especiais em locais escondidos na cena para que os mais atentos identifiquem a referência daquele objeto. Um easter egg muito conhecido é o A113, presente nas animações da Pixar e muitos filmes de animação. Essa referência gira em torno de uma sala de aula específica do California Institute of the Arts, berço de vários grandes nomes da animação. “Toy Story”, “O bom dinossauro”, “Vida de inseto”, “Universidade Monstro”, “Wall-E”, “Procurando Nemo”, a lista é imensa.

Outro bem famoso é visto em “E.T. – O Extraterrestre” (1982). Na comemoração de Halloween, as crianças passam por uma outra criança com uma fantasia de Mestre Yoda. O filme de Steven Spielberg fez uma homenagem a George Lucas, mas não parou por aí. Em Star Wars – A ameaça fantasma (1999), há um grupo de alienígenas no senado iguais ao nosso amiguinho ET.

Um dos easter eggs mais legais dos games, na minha opinião, Grand Theft Auto IV – O coração da Estátua da Liberdade.  GTA IV é recheado de easter eggs, mas um dos mais legais é o da Estátua da Liberdade, que esconde uma porta secreta que dá acesso ao interior da mesma. Na base da estátua, há uma porta com a frase “No Hidden Content this Way” (nada escondido por aqui). A porta esconde uma escada que leva até o topo da estátua; e lá está ele, o coração da Estátua da Liberdade.

Easter eggs ainda têm a ver com a Páscoa?

Sim e não. Como esse termo está muito ligado a outros contextos e não unicamente à Páscoa, então, um novo significado foi atribuído a esse termo. Para muitas pessoas, o significado de “ovo de Páscoa” não é acessado por meio de “easter eggs”. Esse termo evoca pegadinhas, referências, indícios de correlação com outras histórias, dando margem para diversas teorias, como a Teoria da Pixar e a Teoria Disney, ou boas risadas, como as referências e piadas encontradas em Deadpool, e outros filmes da cultura pop – 10 GRANDES EASTER-EGGS EM FILMES FAMOSOS!

Essa nova atribuição de significado se dá graças à Multifuncionalidade da expressão. Parece que, principalmente no Brasil, esse termo se especializou nas referências a outras histórias. Em países de fala inglesa, essa recorrência pode ser diferente, já que temos “ovos de Páscoa” para determinar os doces feitos de chocolate, em geral, e “easter egg” restrito ao cinema e aos games; diferente dos Estados Unidos, por exemplo, que têm apenas “easter egg” para as duas acepções.

 

Deixe uma resposta