Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição ג

Esta é a terceira lição, de uma série com quatro lições, que vai fazer você ler e escrever em Hebraico, moderno e bíblico. Nas duas lições anteriores vimos as consoantes de א a ט, na  Lição א, e as consoantes de י a ס, na Lição ב. Agora vamos ver na Lição ג as últimas consoantes que faltam, de ע a ת.

Lição ג

Nesta lição vamos falar das consoantes [ע, פ, ף, צ, ץ, ק, ר, ש, ת]. Lembrando que a direção da leitura do hebraico é da direita para a esquerda.

Como está no título deste post, com essas quatro lições você vai poder ler e escrever qualquer palavra em hebraico. O propósito desta série não é de ensinar conceitos gramaticais. Esses quatro módulos farão com que você aprenda de forma rápida e eficiente o que alguns cursos demoram meses para ensinar. Tudo vai depender do seu esforço.

As letras

ע – Áin

Assim como o Álef, esta consoante não tem som. Dificilmente faz parte de estrangeirismos modernos. No hebraico bíblico, funcionava como indicativo de vogal “a” ou “e”. No início: על. No meio:  קובעים. No final: קבוע.

פ – Pê

Tem som de “p” ou “f”(no meio ou no final da palavra). No início: פורים. No meio: סופית. No final da palavra tem sua forma alterada para fê sofit.

ף – Fê sofit

Tem som de “f”, raramente “p”. Essa forma ocorre apenas no final das palavras, por exemplo: אף.

צ – Tsad

Tem som de “ts” como em “pizza”, sempre. No final da palavra tem sua forma alterada para tsad sofit. No início: צחוק. No meio: באמצעות.

ץ – Tsad sofit

Idem ao anterior. No final da palavra: עץ.

ק – Kof

Tem som de “k”. No início: קהילה. No meio: טקסט. No final: שורק .

ר – Resh

Tem som de “r” como em “trabalho”. O seu som nunca é aspirado como em “carro”. No hebraico moderno, o ponto de articulação é na garganta sem que haja vibração da ponta da língua. No início: רבי. No meio: בערך. No final: קישור.

ש – Shin / Sin

Essa consoante pode ter o som de “sh” como em “xícara” ou som de “s” como em “sapo”. Não há uma posição na palavra que provoque tal mudança. No início: שני. No meio: במושג. No final: שמש.

ת – Tav

Tem som de “t” como em “tato”. No hebraico bíblico, havia diferença de pronúncia quando essa letra estava com o daguesh, mas tal diferenciação se perdeu no moderno. No início: תרומה. No meio: אותיות. No final: אות.

Letras da Lição ג

 

Revisão

Vimos na Lição ג mais nove letras do alfabeto hebraico. Vimos, também, que há diferença na escrita de algumas letras quando no início, no meio ou no final da palavra.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Pingback: Letra de חלום של גבר - Hhalom shel gever (Subliminal Ft. Gilaad Vital) - Gramática e Cognição