Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição ג

Esta é a terceira lição, de uma série com quatro lições, que vai fazer você ler e escrever em Hebraico, moderno e bíblico. Nas duas lições anteriores vimos as consoantes de א a ט, na  Lição א, e as consoantes de י a ס, na Lição ב. Agora vamos ver na Lição ג as últimas consoantes que faltam, de ע a ת.

Lição ג

Nesta lição vamos falar das consoantes [ע, פ, ף, צ, ץ, ק, ר, ש, ת]. Lembrando que a direção da leitura do hebraico é da direita para a esquerda.

Como está no título deste post, com essas quatro lições você vai poder ler e escrever qualquer palavra em hebraico. O propósito desta série não é de ensinar conceitos gramaticais. Esses quatro módulos farão com que você aprenda de forma rápida e eficiente o que alguns cursos demoram meses para ensinar. Tudo vai depender do seu esforço.

As letras

ע – Áin

Assim como o Álef, esta consoante não tem som. Dificilmente faz parte de estrangeirismos modernos. No hebraico bíblico, funcionava como indicativo de vogal “a” ou “e”. No início: על. No meio:  קובעים. No final: קבוע.

פ – Pê

Tem som de “p” ou “f”(no meio ou no final da palavra). No início: פורים. No meio: סופית. No final da palavra tem sua forma alterada para fê sofit.

ף – Fê sofit

Tem som de “f”, raramente “p”. Essa forma ocorre apenas no final das palavras, por exemplo: אף.

צ – Tsad

Tem som de “ts” como em “pizza”, sempre. No final da palavra tem sua forma alterada para tsad sofit. No início: צחוק. No meio: באמצעות.

ץ – Tsad sofit

Idem ao anterior. No final da palavra: עץ.

ק – Kof

Tem som de “k”. No início: קהילה. No meio: טקסט. No final: שורק .

ר – Resh

Tem som de “r” como em “trabalho”. O seu som nunca é aspirado como em “carro”. No hebraico moderno, o ponto de articulação é na garganta sem que haja vibração da ponta da língua. No início: רבי. No meio: בערך. No final: קישור.

ש – Shin / Sin

Essa consoante pode ter o som de “sh” como em “xícara” ou som de “s” como em “sapo”. Não há uma posição na palavra que provoque tal mudança. No início: שני. No meio: במושג. No final: שמש.

ת – Tav

Tem som de “t” como em “tato”. No hebraico bíblico, havia diferença de pronúncia quando essa letra estava com o daguesh, mas tal diferenciação se perdeu no moderno. No início: תרומה. No meio: אותיות. No final: אות.

Letras da Lição ג

 

Revisão

Vimos na Lição ג mais nove letras do alfabeto hebraico. Vimos, também, que há diferença na escrita de algumas letras quando no início, no meio ou no final da palavra.

 

One thought to “Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição ג”

Deixe uma resposta