Você ainda tem dúvidas sobre o Novo Acordo Ortográfico?
Desde o século XII, o Português vem sendo falado e escrito, com a expansão marítima, intensificada a partir do século XIII, os portugueses impuseram seu idioma como o oficial em suas colônias na África, na Ásia e na América.
Países que adotam o Português como língua oficial:
Na América: Brasil;
Na África: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe;
Na Ásia, apenas Timor-Leste e Macau;
Na Europa: Açores e Portugal.Todos esses têm a gramática portuguesa como norma-padrão.
A adoção da nova ortografia é baseada numa lista de 110 mil lemas da Academia das Ciências de Lisboa. As alterações na grafia na norma em vigor em Portugal, Timor-Leste e Região Administrativa Especial de Macau, corresponde a 1,6% do total de palavras. No Brasil, quase 0,5% do total de palavras utilizadas sofreram alterações.
Foi elaborado um vocabulário, em 2008, pelo Instituto de Linguística Teórica e Computacional (Lisboa), com base no MorDebe, com 135 mil palavras, a percentagem de palavras afetadas — palavras simples não flexionadas que constituem entradas num dicionário ou vocabulário — ascende a quase 4% na norma europeia.
Esse número inclui tanto as palavras que apresentam modificações efetivas na grafia como as que passam a ser variantes legalmente válidas em toda a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Primeiro Acordo Ortográfico
Até 1911, a norma se baseava numa aproximação etimológica, daí as palavras “pharmácia”, “prohibido”, “psalmos”, etc. Nessa primeira reforma, apenas Portugal mudou a grafia, o Brasil se manteve às tradições de escrita.
Segundo Acordo Ortográfico
Em 1945 foi feito um novo acordo, agora com Brasil e Portugal concordando. Esse acordo durou, oficialmente, até 2016. Em meados do século XX, Portugal estabeleceu um modelo ortográfico de referência para as publicações oficiais e ensino do Português.
Porém, essas normas não foram adotadas pelo Brasil. Por esse motivo a ortografia da língua portuguesa foi alvo um longo processo de discussão e negociação, com o objetivo de instituir, através de um único tratado internacional, normas comuns que rejam a ortografia oficial de todos os países de língua portuguesa.
Novo Acordo Ortográfico
Depois de muita discussão, em 1990, foi redigido um novo acordo que passou a ser obrigatório em todo o território brasileiro desde 01/01/2016, entre 2009, início do período de adaptação, até 31/12/2016 podia-se escrever com as duas normas, preferencialmente a mais recente.
Independentemente de a população gostar ou não da forma como se escreve, a padronização atende a vários expedientes, não só aos círculos sociais mais fechados, a falta de padronização pode provocar desde pequenos equívocos a conflitos de Estado.
Você pode verificar a grafia atualizada de qualquer palavra no link abaixo:
Busca no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – VOLP
1 comentário em “O que é o Novo Acordo Ortográfico?”