Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição א

Você acha que é possível aprender a ler e a escrever em hebraico em apenas 4 lições? Eu posso te mostrar que é possível! Essa aula serve para os dois tipos de Hebraico: Bíblico e Moderno. Ouço muita gente dizendo que hebraico é difícil. Muito da dificuldade que as pessoas enfrentam vem da falta de familiaridade com o alfabeto. Dividiremos essa série da seguinte forma: Lição א – Alfabeto de א – ט,  Lição ב – Alfabeto de י – ס, Lição ג – Alfabeto de ע – ת e Lição ד – Vogais.

Lição א

Nesta lição vamos falar das consoantes [ א, ב, ג, ד, ה, ו, ז, ח, ט ]. Se você não se lembra, a direção da leitura do hebraico é da direita para a esquerda.

Como está no título deste post, com essas quatro lições você vai poder ler e escrever qualquer palavra em hebraico. O propósito desta série não é de ensinar conceitos gramaticais. Esses quatro módulos farão com que você aprenda de forma rápida e eficiente o que alguns cursos demoram meses para ensinar. Tudo vai depender do seu esforço.

As letras

א – Álef

Não tem som próprio. Serve como suporte para as vogais. No hebraico bíblico, funcionava como indicativo de vogal “a” ou “e”. No início: אשר. No meio:  ראשון. No final: מלא.

ב – Bêt

Tem som de “b” ou “v”(no meio ou no final da palavra). No hebraico bíblico, tinha som de “v” no início da palavra caso a anterior terminasse por vogal. No início: בעיה. No meio: עברית. No final: אב.

ג – Guímel

Tem som de “g” como em “gato”, sempre. Não é pronunciado como “j”, mesmo com as vogais “e” e “i”. No hebraico moderno, pode ser grafado com ‘ (apóstrofo) alterando o som para “dj” em palavras estrangeiras. No início: גם. No meio: אנגלית. No final: דג.

ד – Dálet

Tem som de “d” como em “dedo”, sempre. Não é pronunciado como “dj”, mesmo com a vogal “i”. No início: דפים. No meio: אדם. No final: אחד.

ה – Hê

Tem som de “r” como em “rato”. No hebraico moderno, há casos em que não é pronunciado. No hebraico bíblico, servia como indicativo de vogal “a” ou “e”. No início: היום. No meio: מנהל. No final: ראשונה.

ו – Vav

Tem som de “v”. Também é usado como suporte para as vogais “o” e “u”. No hebraico bíblico, servia como indicativo de vogal “o” ou “u”. Pode funcionar como conjunção, se colocado no início da palavra. Caso esteja ligado a um verbo, pode alterar o tempo verbal deste. No início: ויקיפדיה. No meio: קרובות. No final: עליו.

ז – Záin

Tem som de “z” como em “zebra”. No hebraico moderno, pode ser grafado com ‘ (apóstrofo) alterando o som para “j” em palavras estrangeiras. No início: זאת. No meio: מזנון. No final: מחוז.

ח – Hhêt

Tem som de “rr” como em “carro”. No hebraico moderno, sua pronúncia é mais forte que a do “ה”. No início: חולק . No meio: מרחב. No final: נשמח.

ט – Têt

Tem som de “t” como em “teto”. No hebraico moderno, utiliza-se na escrita de palavras estrangeiras. No início: טאבון. No meio: קונסטנטין. No final: פשוט.

Letras da Lição א

Revisão

Vimos na Lição א as nove primeiras letras do alfabeto. Até agora, não há diferença na escrita das letras quando no início, no meio ou no final da palavra, mas algumas podem ter o som alterado.


Deixe uma resposta