Ao invés de ou em vez de?

Em vez de ficar com dúvida, leia este artigo. Vamos tratar de um tema bem complicado em língua portuguesa. Qual o correto, “ao invés de” ou “em vez de”? São duas expressões muito parecidas com significados muito semelhantes. Toda essa similaridade pode gerar alguma confusão na hora de escrever. Precisamos atentar para alguns detalhes dessas duas expressões. Os núcleos são cercados por preposição. O termo “invés” é precedido de “a+artigo definido masculino singular” e sucedido da preposição “de”, que pode-se juntar com pronomes e artigos, não cabem outras preposições. O termo “vez” é precedido de “em” sem possibilidade de contração com artigo, definido ou indefinido, e a preposição “de” aparece logo em seguida, também pode-se juntar com pronomes e artigos.

“Ao invés de” e “em vez de”: Quando utilizar?

“Invés” veio do latim inversum, que gerou “inverso” e “invés”. Pode-se dizer que essa expressão só pode ser usada quando há a ideia de oposição entre duas opções. Necessariamente deve haver oposição, caso contrário seu uso deve ser evitado.

Ao invés disso aqui, prefiro aquilo ali.

Ao invés de ficar em casa, ele viajou de ônibus.

“Vez” é entendido como vez mesmo, no lugar de, ao invés de… opa! Como assim? Assim… “Em vez de” é usado nas situações em que se pode substituí-lo por “no lugar de”, “ao invés de”, ao contrário de”.

Em vez de comprar um bolo, comprei dois e deixei encomendados outros três.

Em vez disso aqui, prefiro aquilo ali.

Em vez de salgadinhos fritos, comeremos pão de forma.

Todo “ao invés de” pode ser substituído por “em vez de”, mas o inverso não é necessariamente verdadeiro. Se tiver que optar por uma das expressões, escolha a segunda, já que é bastante ampla. Ambas possuem características semânticas muito parecidas, o uso indiscriminado das duas expressões na fala e na escrita coloquiais não é de se estranhar. “Ao envés de” e “ao em vez de” são erros de ortografia.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.