Cabine de votação

Cabina ou cabine de votação?

No dia 02 de outubro de 2022, o povo brasileiro irá a uma cabine de votação depositar seu voto para a eleição de deputados estaduais e federais, ocorrendo também a escolha dos chefes do poder executivo estaduais e do Presidente da República. Deixando questões ideológicas de lado, qual seria o correto, cabine ou cabina?

Cabine de votação ou cabina de votação?

Conforme o dicionário eletrônico Aulete, a palavra “cabina” pode ter diversos significados, entre eles, camarote de navios; compartimento reservado para comunicações telefônicas; vagonete (nos trens aéreos). Também pode nomear o compartimento do piloto e seus auxiliares nos aviões; a guarita dos vigias e sinaleiros nas ferrovias.

Todas essas acepções trazem uma imagem de um compartimento (um conteiner) onde uma pessoa, ou grupo de pessoas, fica por determinado tempo. Apesar de não reconhecer a palavra “cabine”, apenas “cabina”, admite que esta vem do francês “cabine”.

O Michaelis On-line define “cabine” de maneira muito semelhante ao que foi registrado pelo seu “concorrente” já citado, apontando os mesmos usos e a mesma etimologia. Entretanto, há uma informação a mais, “cabine” teria uma uma variação possível em “cabina”.

As palavras cabine (fr.), cabina/cabana (port.), capanna (it.), cabana (esp.) e cabin (ing.) têm uma relação etimológica com a palavra latina “capanna”. O processo de inclusão de um vocábulo pode seguir certas regras determinadas de formação de palavras ou pode ocorrer por meio de empréstimo de outras línguas.

cabine de votação
cabina de votação

Curioso é não haver, nos referidos dicionários, menção à cabine de votação. Nenhum exemplo dado faz alusão ao local de votação. Mais curioso ainda é que as matérias relacionadas às eleições trazem somente o termo “cabine”, ainda que nas imagens esteja nítida a palavra “cabina”.

Ao que parece, o sentido original do local de votação refere-se a um determinado espaço fechado. Um lugar seguro para que os eleitores possam expressar seu voto sem serem vistos, incomodados ou coagidos. Mesmo sem a clausura total, a disposição das urnas nas seções eleitorais preza pela integridade física, moral e pela garantia do sigilo do voto de cada cidadão.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *