Fonética e fonologia do Português

Este é um artigo introdutório do que será discutido em outros quatro artigos. O assunto aqui abordado é Fonética e Fonologia do Português. Esse é um dos três pilares de toda Gramática. Ao lado da Morfologia — que abrange o sistema mórfico — e da Sintaxe — que foca no sistema sintático —, Fonética e fonologia fazem parte do conjunto de estudos formais dos sons e da maneira de representá-los grafematicamente.

Divisão da Fonética e Fonologia

Assim como tudo que pode ser estudado, podemos subdividir os assuntos para que a compreensão de seus aspectos seja facilitada. A seguir, apresentam-se as quatro subdivisões que podemos fazer nos estudos fonético-fonológicos. Dá-se o nome de Fonética à disciplina que estuda os sons da fala, em sua natureza física e fisiológica.
A Fonologia é parte da gramática que estuda os fonemas. São considerados fonemas os conjuntos de traços fônicos com que numa língua se distinguem vocábulos de significação diferente.

Ver mais em:

Gramática

Fonética e fonologia – Som da fala e fonema

Nesse ponto, as gramáticas costumam tratar da classificação dos fonemas estabelecendo os seguintes pontos: O que são Vogais, Consoantes e Semi vogais. Os principais conceitos sobre a sílaba e sua estrutura. Como devem ser entendidos os encontros vocálicos — Hiato, Ditongo e Tritongo — tratando-os como encontros instáveis, além de tratar dos encontros consonantais.

Fonética e fonologia – Tonicidade e atonicidade

Essa parte é responsável pela descrição e prescrição dos acentos de intensidade, considerando que os vocábulos têm dois tipos de acento, um acento principal e um acento secundário. É nesse trecho que costuma-se discutir os vocábulos sem acento e os monossílabos tônicos, inevitavelmente a Próclise e a Ênclise também são abordados.


Fonética e fonologia – Pronúncia do Brasil

Não necessariamente como capítulo à parte, mas quase todas as gramáticas, ao tratarem de fonética e fonologia, apresentam a pronúncia característica brasileira das vogais (tônicas e átonas), dos ditongos e tritongos (tônicos e átonos), de algumas consoantes mais marcadas, etc.

Fonética e fonologia – Ortografia

Muitas gramáticas e livros didáticos apresentam o Novo Acordo Ortográfico como base para a ortografia da língua portuguesa. Trata de: emprego da letra h, separação de sílabas, ditongos “ei“, “ou” e “oi”, uso do hífen e do apóstrofo, entre outras características.



One thought to “Fonética e fonologia do Português”

Deixe uma resposta