Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição ב

Na lição anterior, vimos que é possível aprender a ler e a escrever em hebraico em apenas 4 lições. Na Lição א, vimos as letras do alfabeto de א a ט. Hoje, na Lição ב, veremos as letras  de י a ס.

Lição ב

Nesta lição vamos falar das consoantes [י, כ,  ך, ל, מ, ם, נ, ן, ס]. Lembrando que a direção da leitura do hebraico é da direita para a esquerda.

Como está no título deste post, com essas quatro lições você vai poder ler e escrever qualquer palavra em hebraico. O propósito desta série não é de ensinar conceitos gramaticais. Esses quatro módulos farão com que você aprenda de forma rápida e eficiente o que alguns cursos demoram meses para ensinar. Tudo vai depender do seu esforço.


As letras

י – Yod

Tem som de “i”, mas é uma consoante, como o “y”. No hebraico bíblico, funcionava como indicativo de vogal “e” ou “i”. No início: ישראל. No meio:  סירב. No final: כדי.

 כ – Kaf

Tem som de “k” ou “rr”(no meio ou no final da palavra). No início: כל. No meio: נכנסה. No final da palavra tem sua forma alterada para khaf sofit.

ך – Khaf sofit

Tem som de “k” ou “rr”, este ocorre com maior frequência. Essa forma ocorre apenas no final das palavras, por exemplo: בתוך.

ל – Lamed

Tem som de “l” como em “laranja”, sempre. Não é pronunciado como “u”, mesmo no final de sílaba. No início: למד. No meio: שלט. No final: של.

מ – Mém

Tem som de “m” como em “mato”. Originalmente não é anasalado como no Português, mesmo no final de palavra. No início: מזנון. No meio: מקומות. No final da palavra tem sua forma alterada para mém sofit.

ם – Mém sofit

Tem som de “m” e não é anasalado como no Português. Essa forma ocorre apenas no final das palavras, por exemplo: יום.

נ – Nun

Tem som de “n” como em “nariz” e não é anasalado como no Português. No início: ניתוח. No meio:אני. No final da palavra tem sua forma alterada para nun sofit.

ן – Nun sophit

Tem som de “n” e não é anasalado como no Português. Essa forma ocorre apenas no final das palavras, por exemplo: אחרון

ס – Sámekh

Tem som de “s” como em “sapo”. No hebraico moderno, utiliza-se na escrita de palavras estrangeiras. No início: סגן. No meio: טקסט. No final: ולקומיקס.

Letras da Lição ב

 

Revisão

Vimos na Lição ב mais nove letras do alfabeto hebraico. Vimos, também, que há diferença na escrita de algumas letras quando no início, no meio ou no final da palavra.


One thought to “Ler e Escrever em Hebraico em 4 Lições – Lição ב”

Deixe uma resposta