Linguística

Linguística é a ciência que estuda a Linguagem. Considera-se que apenas os seres humanos possuem linguagem. Os demais animais se comunicam por meio de gestos ou sons repetidos e previsíveis. Muito se discute se a nossa comunicação também não é repetitiva e previsível. Cabe ao linguista estudar os fenômenos linguísticos e explicá-los.

A Linguística e alguns problemas

Podemos listar três grandes problemas em Linguística: “O modo de descrever a Linguagem”, “Como a Linguagem surgiu” e “O que é significado”. Vejamos como essas questões se apresentam.

Qual é o modo de descrever a Linguagem?

Quando um cientista decide estudar a água, há medições, processos genéricos e processos específicos para esse objeto chamado “Água”. Em linguística esse processo ocorre de modo diferente. O linguista tem um objeto de estudo que é igual aos métodos e processos de estudo do mesmo. Um físico, ao estudar a água usa, recorre a vidros, papéis, escalas, uma série de elementos que não são “água”.



Quando um linguista estuda uma dada palavra, ele usa palavras para determinar as características de seu objeto. Enquanto o físico está preocupado com a água como objeto, o linguista se preocupa com a palavra “água” como objeto, não com a água em si.

Esse é um problema que puxa outro. A palavra de melhor denota ação é Ação, mas não há ação na mesma, atribuímos ação ao verbo que é com efeito a ação de um dado sujeito, digamos assim.

Como a Linguagem surgiu?

Outro problema é acreditar que, num dado momento da história humana, inventamos a Linguagem. Ela teria surgido a partir da necessidade de comunicação e, por isso, a inventamos. Temos ouvido para ouvir ou ouvimos por causa dos ouvidos que temos?.

 

O que é significado?

Quando dizemos que “isso” significa “aquilo”, já é um problema e dos mais sérios. Oque é determinar o significado de uma palavra? O quê significa Cachorro? O que une o cachorro e o objeto que chamamos de cachorro? Como um homem pode ser chamado de cachorro se as características são diferentes? Siguais?

Se dissermos que a ordem das letras influencia, como teríamos então significado para avó e outro para ova se a tonicidade recai sobre as mesmas letras?

Tiveram a brilhante ideia de dizer que o que une a palavra cachorro e o animal cachorro era o significado, ainda não são os Espaços Mentais de Fauconnier, teríamos então que o animal denominado cachorro tem uma série de atributos, e a palavra “cachorro” abarca todos esses atributos. Vamos aceitar, por enquanto, que isso seja verdade. Mas se Papai Noel não existe, como atribuímos significado a “Papai Noel”? A Lógica admite que só há verdade para o que existe no mundo real, logo, Papai Noel, Batman, Sereia, não deveriam ter significado por não existirem no mundo real.

Ramos da Linguística

Linguística histórica

Estruturalismo

Gerativismo

Sociolinguística

Linguística Cognitiva

Funcionalismo

Espero ter ajudado a complicar essa questão das problemáticas da Linguística e espero que vejam o vídeo abaixo.


 

2 thoughts to “Linguística”

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.