A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) fez uma edição de uma de suas normas técnicas, cancelando e substituindo a edição anterior. Assim a ABNT NBR 6023:2002 foi cancelada e tecnicamente revisada, sendo substituída pela edição de 2018. Passa a valer, então, apenas a ABNT NBR 6023:2018.

Essa Norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Ela também se refere à ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. Também destina-se a orientar a preparação e compilação de referências de material utilizado para a produção de documentos e para inclusão em bibliografias, resumos, resenhas, recensões e outros. A ABNT NBR 6023:2018 não é aplicável às descrições e procedimentos utilizadas em bibliotecas, tampouco as substitui.

Outras Normas podem e devem ser observadas, são elas:

ABNT NBR 6023:2018 – Termos e definições

Precisamos revisar o que a atual Norma considera, assim, devemos atentar para os seguintes termos e definições.

Autor

Pessoa(s) física(s) responsável(eis) pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um documento.

Autor-entidade

Pessoa jurídica, evento, instituição(ões), organização(ões), empresa(s), comitê(s), comissão(ões), evento(s), entre outros, responsáveis por publicações em que não se distingue autoria pessoal

Capítulo

Seção parte divisão de um documento, numerado ou não.

Coleção

Conjunto de itens, sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.

Descrição Física

Detalhamento do documento, quanto à forma, dimensão e extensão.

Digital Object Identifier (DOI)

Sistema (padrão) usado para identificar documentos digitais em redes de computador.

Documento

Qualquer suporte que contenha informação registrada, formando uma unidade, que possa servir para consulta, estudo ou prova, incluindo impressos, manuscritos e registros audiovisuais, sonoros, magnéticos e eletrônicos, entre outros.

Documento Audiovisual

Documento que contém som e imagens

Documento Sonoro

Documento que contém o registro de vibrações sonoras (palavra, canto, música, entre outros).

Edição

Todos os exemplares produzidos a partir de um original ou matriz. Pertencem à mesma edição de uma obra todas as suas impressões, reimpressões, tiragens, entre outros, produzidas diretamente ou por outros métodos, sem modificações, independentemente do período decorrido desde a primeira publicação.

Editora

Casa publicadora, pessoa(s) ou instituição responsável pela produção editorial. Conforme o suporte documental, outras denominações são utilizadas: produtora (para imagens em movimento), gravadora (para registros sonoros), entre outras. Não confundir com a designação do editor, utilizada para indicar o responsável intelectual ou científico que atua na reunião de artigos para uma revista, jornal, entre outros, ou que coordena ou organiza a preparação de coletâneas.

Folha

Papel com formato definido, composto de duas faces, anverso e verso

Indicação de Responsabilidade

Conforme Autor e Autor-entidade

Jornal

Publicação periódica, com intervalos regulares, que contém informações sobre diferentes ramos do conhecimento.

Monografia

Item não seriado, isto é, item completo, constituído de uma só parte, ou que se pretende completar em um número preestabelecido de partes separadas.

Número Padrão Internacional de Livro (ISBN)

Número Padrão Internacional de Livro alocado a um registrante por uma agência de ISBN, designado conforme as especificações da ABNT NBR ISO 2108.

Número Padrão Internacional para Publicação Seriada (ISSN)

Identificador aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo.

Página

Cada uma das faces de uma folha.

Pessoa Física e Pessoa Jurídica

Conforme Autor e Autor-entidade.

Publicação Periódica

Publicação em qualquer tipo de suporte, editada em unidades físicas sucessivas, com designações numéricas e/ou cronológicas, destinada a ser continuada indefinidamente. Não confundir com coleção ou série editorial.

Referência

Conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual.

Revista

Conforme Publicação Periódica.

Separata

Publicação de parte de um trabalho (artigo de periódico, capítulo de livro, colaborações em coletâneas entre outros), mantendo exatamente as mesmas características tipográficas e de formatação da obra original, que recebe uma capa, com as respectivas informações que a vinculam ao todo, e a expressão “Separata de” em evidência, utilizada para distribuição pelo próprio autor da parte ou pelo editor.

Série

Conjunto de itens sobre um tema específico ou não, com autores e títulos próprios, reunidos sob um título comum.

Título

Palavra, expressão ou frase que designa o assunto ou o conteúdo de um documento.

Subtítulo

Informações apresentadas em seguida ao título, visando esclarecê-lo ou complementá-lo, de acordo com o conteúdo do documento.

Suplemento

Documento que se adiciona a outro para ampliá-lo ou aperfeiçoá-lo, sendo sua relação com aquele apenas editorial e não física, podendo ser editado com periodicidade e/ou numeração própria.

A referência é constituída de elementos essenciais e, quando necessário, acrescida de elementos complementares. Os elementos essenciais e complementares são retirados do próprio documento e devem refletir os dados do documento consultado. Na inexistência desses dados, utilizam-se outras fontes de informação, indicando-os entre colchetes.

ABNT NBR 6023:2018 – Referências

As referências podem aparecer: a) no rodapé; b) no fim de textos, partes ou seções; c) em lista de referências; d) antecedendo resumos, resenhas, recensões, conforme a ABNT NBR 6028, e erratas. Em sua apresentação, os elementos essenciais e complementares da referência devem ser apresentados em sequência padronizada.

As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples (diferente da edição anterior). Quando aparecerem em notas de rodapé, devem ser alinhadas à margem esquerda do texto e, a partir da segunda linha da mesma referência, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas. A pontuação deve ser uniforme para todas as referências.

Os elementos essenciais devem refletir os dados do documento referenciado. Informações acrescidas devem seguir o idioma do texto em elaboração e não do documento referenciado. Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão “Disponível em:”, e a data de acesso, precedida da expressão “Acesso em:”. Cuidado, essa regra não se aplica a mensagens e documentos eletrônicos, cujos endereços não estejam disponíveis.

As referências, ordenadas em lista única, devem ser padronizadas quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver). Ao optar pelo uso de elementos complementares, estes devem ser incluídos em todas as referências do mesmo tipo de documento. Os casos omissos devem ser resolvidos utilizando-se o código de catalogação vigente.

ABNT NBR 6023:2018 – Modelos para Referências

Devemos tomar cuidado com os novos procedimentos a serem seguidos. Vejam a seguir os elementos que devem constar na lista de Referências Bibliográficas. Siga exatamente como estão descritas as referências.

MONOGRAFIA

Entendem-se por Monografia livros, folhetos, manuais, guias, catálogos, enciclopédias, dicionários, entre outros. Trabalhos acadêmicos como tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, por exemplo, também segue o mesmo procedimento descrito abaixo.

Livros em geral

Trabalhos acadêmicos

ABNT NBR 6023:2018 – Correspondência

Incluem-se nessa categoria: bilhete, carta, cartão, entre outros.

ABNT NBR 6023:2018 – PUBLICAÇÃO PERIÓDICA

São consideradas publicações periódicas as revistas e jornais, bem como seus fascículos e coleções.

ABNT NBR 6023:2018 – Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica

ABNT NBR 6023:2018 – Artigo e/ou matéria de jornal

ABNT NBR 6023:2018 – Evento

ABNT NBR 6023:2018 – Patente

ABNT NBR 6023:2018 – Documento jurídico: Legislação

Inclui Constituição, Decreto, Decreto-Lei, Emenda Constitucional, Emenda à Lei Orgânica, Lei Complementar, Lei Delegada, Lei Ordinária, Lei Orgânica e Medida Provisória, entre outros.

ABNT NBR 6023:2018 – Documento jurídico: Jurisprudência

Inclui acórdão, decisão interlocutória, despacho, sentença, súmula, entre outros.

ABNT NBR 6023:2018 – Documento jurídico: Atos administrativos normativos

Inclui ato normativo, aviso, circular, contrato, decreto, deliberação, despacho, edital, estatuto, instrução normativa, ofício, ordem de serviço, parecer, parecer normativo, parecer técnico, portaria, regimento, regulamento e resolução, entre outros.

ABNT NBR 6023:2018 – Considerações finais

A Norma NBR 6023 sofreu algumas mudanças em relação à sua versão anterior:

Inclui modelos de referências para materiais de consulta que antes não constavam, são eles:

Quando a obra consultada estiver em Anais, essa informação deve ser sucedida de três pontos entre colchetes sem destaque tipográfico: Anais […]

As informações obtidas em redes sociais foram incluídas na Norma como documentos de acesso exclusivo em meio eletrônico. 

Os audiolivros estão incluídos nos ‘Documentos sonoros no todo’ com a indicação de que “7.13.3 […] Para audiolivros, a indicação do autor do livro (se houver) deve preceder o título.”

A descrição física para documentos/materiais impressos e em meio eletrônico, inclusive as redes sociais deve aparecer conforme as recomendações a seguir: “8.7.3 Documento em meio eletrônico
Recomenda-se indicar o tipo de suporte ou meio eletrônico em que o documento está disponível.
Para redes sociais, especificar o nome da rede e o perfil ou página acessados, separados por dois pontos. Para os demais documentos, seguir o descrito em 8.7.1.”

Atenção aos títulos e subtítulos:

 Atenção ao Local:

Atenção à Editora:

Há muitas outras regras dentro da ABNT NBR 6023:2018, caso precise de auxílio com outras regras não citadas acima, entre em contato comigo (clique em Formulário para enviar a sua mensagem).

MODELO DO WORD CONFIGURADO NAS NORMAS ABNT

3 respostas

    1. Os colchetes servem para indicar elementos referenciais que não constam originalmente na obra referenciada, porém são amplamente conhecidos. Ex.: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil…
      Não estou fazendo referência à Constituição de 1934.
      Muito obrigado pela sua pergunta!
      Se tiver outra dúvida, pode perguntar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.