Como e onde procurar uma palavra?

Saber como e onde procurar uma palavra é extremamente importante. Há quem procure no Google, mas os homônimos podem confundir aqueles que estão na dúvida. Ver duas ou mais formas de escrita mais atrapalha do que ajuda. Procura uma palavra num dicionário eletrônico é mais prático do que procurar num dicionário impresso, mas as formas de busca são completamente diferentes. Consultar um Vocabulário Ortográfico tem um propósito muito específico, geralmente as pessoas comuns não fazem isso. Em vez de procurar a grafia correta da palavra, algumas pessoas escrevem errado mesmo sem se importar com o erro.

Como procurar uma palavra?

Caso a busca seja feita em um dicionário eletrônico, cada dicionário tem seu próprio mecanismo de busca. Ao mostrar uma entrada e seu respectivo significado, pode-se saber com maior precisão qual é a grafia correta e se a palavra está adequada àquela ocasião. Caso a procura seja em dicionário impresso, siga a ordem alfabética. As palavras são dispostas conforme a ordem alfabética de cada palavra, mais os seus respectivos significados. Por exemplo:

  • Aprendizagem
  • Apronto
  • Aventura
  • Busca
  • Conato
  • Empirismo
  • Especulação
  • Estreia
  • Experiência
  • Intentona
  • Investida
  • Jogo
  • Preparo
  • Procura
  • Prova
  • Sondagem
  • Tentação
  • Tentame
  • Tentativa
  • Teste
  • Treino
  • Ventura

Onde procurar uma palavra?

Procurar uma palavra em Vocabulários Ortográficos só é recomendado quando se tem certeza absoluta da diferença de significado entre duas palavras.

“O sistema de busca do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, quinta edição, 2009, contém 381.000 verbetes, as respectivas classificações gramaticais e outras informações conforme descrito no Acordo Ortográfico. As divergências entre o VOLP impresso e a versão online resultam, quase sempre, de ter  esta última incorporado as correções publicadas em suplemento, com as alterações feitas após a 5ª edição.” (Retirado do site da ABL “linkado” abaixo)

Exemplificando o disposto acima, temos a seguinte situação. Um usuário quer saber sobre a palavra “Carinho”; ao digitar no buscador, aparecem os seguintes dados:

carinho s.m.

carinhosa s.f.

carinhoso (ô) adj.; f. (ó); pl. (ó)

As informações dadas não se referem ao significado de carinho e sim as possibilidades de ocorrência do termo solicitado. Note-se que “carinhosa” aparece por conter o termo “carinho”, outra informação que é listada é a Classe Gramatical das palavras listadas. Respondendo a pergunta do título, a melhor forma de procurar é num dicionário. Seja impresso ou eletrônico, além de mostrar a grafia correta ainda dá pistas se é aquela palavra que você necessita.

Em quais dicionários posso procurar uma palavra?

Dicionários Gerais da língua

Aqueles mais comuns, extensos ou adaptados ao uso escolar. Possuem um grande número de palavras, definidas em seus vários usos e significados. Estes são os mais comuns por serem de fácil manuseio e maior aplicabilidade no cotidiano. Os dicionários impressos e de renome (Aulete, Aurélio, Houaiss, Michaelis etc.) geralmente têm uma versão eletrônica, online e/ou offline. O Dicionário inFormal: Dicionário Online é interessante por apresentar alguns significados atribuídos pelos usuários com base nos seus conhecimentos e usos de determinado vocábulo.

Dicionários Etimológicos

São os que apresentam a origem (nos mais variados idiomas) das palavras através de sua formação e evolução. Normalmente utilizado na produção de textos que buscam ressaltar a origem de uma dada palavra para que se observe como era compreendida e suas implicações semânticas. Ao procurar uma palavra nesse tipo de dicionário, o foco não é o “significado”, mas de onde veio a palavra e por quais transformações a palavra original passou ao longo das eras.

Dicionários de Sinônimos e Antônimos

Estes definem o significado das palavras mediante paridade de significado ou afinidades e significados opostos. Muito utilizado por escritores de romances, novelas, contos etc.

Dicionários Analógicos

Reúnem as palavras por Campos Semânticos, ou por analogia de ideias. Frequentemente não apresentam as palavras em ordem alfabética, mas em blocos semânticos. Esse tipo de busca requer atenção. Esses dicionários possuem sumário diferenciado.

Dicionários Temáticos

Procurar uma palavra nesse tipo de dicionário normalmente não é tarefa corriqueira. Esses dicionários organizam vocabulários específicos de determinada ciência, arte ou atividade técnica. Exemplos: Dicionário Jurídico, Dicionário de Comunicação, Dicionário do Petróleo, Dicionário de Linguística. Excelente em produções específicas como petições, memorandos, trabalhos acadêmicos, entre outros.

Dicionários de Abreviaturas

Como o nome já diz, apresentam uma lista de abreviaturas e siglas. Idem aos temáticos.

Dicionários bilíngues ou plurilíngues

Explicam o significado dos vocábulos estrangeiros e suas correlações com os vocábulos nativos. Muito usado em curso de língua estrangeira e produções que relacionam palavras estrangeiras e vernáculas.

Além dos dicionários citados, temos outros que atendem a diversas finalidades como questões de uma língua, de frases feitas, de provérbios, de gírias e expressões regionais, etc…

Dicionário não é pai dos burros, burro é quem não consulta um dicionário!

Ver também

Crase: Como entender de uma vez por todas!

Ortografia – Fichamento parte I

Análise Sintática: 3 termos importantes

Academia Brasileira de Letras – VOLP

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.