Conclusão da Redação do Jeito Certo

Você fez uma boa introdução, fez tudo certo no desenvolvimento e já escreveu uma vinte linhas. Agora, na conclusão da Redação, você precisa seguir alguns passo e respeitar algumas regras para não ter uma nota baixa nem ter a prova zerada.

Conclusão da Redação

Retome os conceitos apresentados na Introdução sem repetir todas as palavras contidas naquele parágrafo. A conclusão dos argumentos apresentados no Desenvolvimento deve ser feita de forma concisa e definitiva.

Tome muito cuidado com a quantidade de linhas restantes, pois as redações que não respeitam os limites estipulados têm nota reduzida. Caso os limites sejam 25 e 30 linhas (mínimo e máximo, respectivamente), tente produzir um texto entre 27 e 29 linhas.

Apresente uma solução para o problema levantado, mas tome cuidado para que essa solução não vá de encontro ao que está na Declaração dos Direitos Humanos.

Não precisa decorar esse documento, mas acredito que todo mundo sabe que diminuir grupos étnicos, apoiar discriminação (racial, de gênero, religiosa etc.), generalizações genéricas (eita), isso só vai fazer com que a sua nota seja rebaixada cada vez mais.

Identifique o Agente que irá promover Ação que irá solucionar o problema apresentado ao longo do seu texto. Defina também o Modo como essa ação deve ser conduzida. Faça um Detalhamento de todo esse processo e deixe bem clara a Finalidade da Ação.

Na conclusão da redação, não coloque “Fim”, não faça isso, por favor. Escreva de maneira que fique bem claro que tudo o que você tinha a dizer foi dito.

Veja como fica!

Tema: Polarização Política no Brasil

Título: O recorrente embate entre Direita e Esquerda

Introdução da Redação

Desenvolvimento da Redação

Conclusão da Redação:

Não se pode dizer que polarização política no século XXI não é tão extremada quanto a do século XVIII. A Direita e a Esquerda ainda carregam bandeiras que atendem a camadas da sociedade bastante específicas. Cabe à população estudar as propostas dos candidatos e o comportamento dos partidos políticos para que as diferenças de pautas não causem um cisma na população. As pessoas devem debater seus pontos de vista e, com base no que foi discutido, tomar as providências necessárias para o bem comum, não apenas de um grupo.

Observação:

Em provas com dezenas de milhares de candidatos, como Enem e concursos públicos, a nota 1000, ou equivalente, e a nota 0 (zero) são muito visadas pelos coordenadores.

Cada revisor tem, em média, umas mil redações para corrigir por dia. Geralmente uma nota 6 ou 7 não vai trazer grandes contestações entre os integrantes da banca. Não digo que está correto, mas se a sua redação não impactar positivamente o corretor, muito provavelmente ela terá uma nota mediana.

Recomendo

Fonética e Fonologia – Fichamento

Regras de acentuação

Denotação ou Conotação?

Vírgula: principais usos e regras

Redação: Como obter uma boa nota

Dicas de Redação: Professores e Alunos

Superdicas Para Escrever Uma Redação Nota 1000 no Enem

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.