Desenvolvimento da Redação: 2 Erros Comuns

Ainda sobre Redação, este artigo trata do Desenvolvimento da Redação, especificamente dois erros bastante comuns ao fazer este trecho da redação.  Já tratamos, em artigo anterior, da maneira mais adequada de como fazer uma boa Introdução, contextualizando o tema, apresentando uma crítica sobre o mesmo e expondo os argumentos a serem abordados no desenvolvimento da redação. Os principais erros são: não tratar dos assuntos propostos na introdução e apresentação incorreta dos dados que embasam a sua argumentação.

DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO: ERRO #1 – ASSUNTOS PROPOSTOS NA INTRODUÇÃO

Eu sei que muita gente fica confusa e se esquece das coisas. Muitos professores de cursinhos preparatórios recomendam desviar a atenção para outro assunto. Isso permite que o cérebro saia dessa tensão que é escrever uma redação. Independentemente do modo como será feita a Redação, sempre fique atento ao que já foi escrito e para quais direções devem ser conduzidos os  assuntos escolhidos.

Caso tenham sido escolhidos 20 assuntos diferentes, estes devem ser trabalhados individualmente. Como sugeri no texto anterior, selecione de 2 a 3 assuntos pertinentes ao tema proposto para serem desenvolvidos. Desse modo, seu texto será rico em informações relevantes. Não crie mais um problema sem que o mesmo tivesse sido apresentado na Introdução.

DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO: ERRO #2 – DADOS INCORRETOS

Toda argumentação deve ser embasada com dados verificados no mundo real. Ainda que seja uma informação muito específica,  como porcentagens, números totais, médias, sempre se refira a informações oriundas de uma instituições confiáveis. Todos sabemos que corretores de redação não têm muito tempo para checar a veracidade de todos os dados apresentados. O corretor irá valer-se de seu conhecimento de mundo para avaliar se informação prestada é correta ou crível. Assim como as citações, somente utilize dados corretos.

Se você não sabe o número exato de partidos políticos no Brasil, existem 35 partidos políticos registrados no Tribunal Superior Eleitoral até o ano de 2018. Dizer que há “uma centena de partidos” pode não ser considerado um exagero saudável ao passo que dizer pouco mais de 30 partidos é uma informação possível e crível. evite os Números Absurdos e, principalmente, os destoantes das informações apresentadas nos textos Motivadores. também não Copie dados ou frases dos textos que constam na proposta pois há regras muito Claras presentes nas Instruções da proposta de redação.

Recomendo

Fonética e Fonologia – Fichamento

Regras de acentuação

Denotação ou Conotação?

Vírgula: principais usos e regras

DESENVOLVIMENTO DA REDAÇÃO: MODELO

Siga o esquema abaixo:

  • Argumento 1: Causas e Consequências do Problema
  • Dados do Cotidiano
  • Aprofundamento da Argumentação
  • Argumento 2: Causas e Consequências do Problema
  • Dados do Cotidiano
  • Aprofundamento da Argumentação
  • Argumento #n: Causas e Consequências do Problema
  • Dados do Cotidiano
  • Aprofundamento da Argumentação

Veja como fica!

Tema: Polarização Política no Brasil

Título: O recorrente embate entre Direita e Esquerda

Introdução da Redação

Desenvolvimento da redação:

A Direita brasileira comumente adota uma postura mais austera quanto à distribuição de renda às camadas mais pobres da sociedade e tem forte aproximação com o setor privado, concedendo incentivos às empresas privadas. Em contra partida, a Esquerda brasileira tende a se aproximar das camadas mais pobres, busca fortalecer as empresas estatais e adotam politicas públicas. Aumento de impostos e redistribuição de renda são algumas das medidas adotadas pelos governos considerados de esquerda.

A polarização que se observou no período eleitoral de 2018 fez com que a sociedade se dividisse. Pôde-se ver grandes portais de notícias, como o G1, e a Agência Lupa e Aos Fatos, entre outras entidades, prestando um bom trabalho ao desmentir ou confirmar notícias que circularam entre as redes sociais por causa da polarização e dos ataques de ambos os lados. Somente o portal G1 checou 759 frases ditas por políticos e 242 boatos durante o ano de 2018.

Recomendo

Redação: Como obter uma boa nota

Dicas de Redação: Professores e Alunos

Superdicas Para Escrever Uma Redação Nota 1000 no Enem

Um comentário em “Desenvolvimento da Redação: 2 Erros Comuns

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: