Os artigos mais procurados – 2018

Chegamos a mais um ano e tivemos bastante a comemorar. Neste artigo, vamos rever os artigos mais procurados neste site durante o ano de 2018. Neste artigo, faço algumas reflexões sobre a causa de tamanha procura por esses 5 artigos.

Os 5 artigos mais procurados

Sufixo ismo

Este é o artigo mais procurado e mais comentado deste site. Contando com quase 25.000 acessos, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse morfema tão versátil e tão controverso. A controvérsia está numa palavra específica: homossexualismo. Acredito que algumas pessoas procuram embasamento científico para justificar a manutenção dessa palavra. Há pessoas que exigem a retirada desse artigo por ele ser um “deserviço”, por que não existe “homossexualismo”, mas “homossexualidade”.

Muitas pessoas atrelam o “ismo” a doenças, mas não atrelam a doenças as palavras “jornalismo”, “parnasianismo”, “capitalismo” (alguns, sim), “socialismo”(alguns, sim).

Numa tentativa de acabar com a “carga semântica negativa ” (minha orientadora vai me matar ao ler isso), muitas pessoas tentam acabar com a palavra “homossexualismo”. O “ismo” pode ser aplicado a comportamentos e mesmo movimentos ideológicos. Considerando o histórico desse vocábulo, entendo a aversão a essa palavra.

Observação: “homossexualismo” NÃO É DOENÇA!!!

Norma Culta ou Norma-padrão?

Contando com mais de 9.000 procuras, bastantes pessoas procuraram saber a diferença entre o que se considera Norma Culta e o porquê eu recomendo chamar de Norma-padrão.

Falantes considerados cultos não necessariamente dominam da norma-padrão. Os critérios utilizados na classificação de “culto” e “coloquial” são por vezes questionados. Poder aquisitivo, nível de escolaridade são alguns dos critérios utilizados para dizer se alguém pode ou não ser considerado um falante culto.

Mesmo professores de português não utilizam a norma-padrão em 100% das vezes. Não pense que três professores de português, num bar, às 18:30, tomando um chopp, vão falar: “Caras amigas, acaso vós passáreis próximo daquela banca de periódicos e notaram o recente exemplar da revista Época?”

Análise do Hino da Independência

A análise que fiz do Hino da Independência rendeu quase 5.000 acessos. Ao contrário do Hino Nacional, o da Independência é pouco conhecido e provoca bastante curiosidade.

Composto por D. Pedro I (melodia) e Evaristo da Veiga (letra), o Hino da Independência é anterior ao Hino Nacional, tem uma melodia simples e fácil de cantar, uma letra bem menos rebuscada (se comparada com o Hino Nacional), mas ainda seguindo o estilo parnasiano.

Sufixo aço em língua portuguesa

O sufixo aço conta com oito aplicações possíveis: ação, aumentativo, conjunto, melhorativo, golpe, nomina essendi, pejorativo e relacional. Contando com mais de 3.000 acessos, este artigo apresenta as possibilidade de utilização desse morfema tão versátil e como ele foi estudado por Santos (2010).

Regras de acentuação

Esse artigo foi acessado mais de 1.500 por pessoas que buscavam compreender as novas regras de acentuação da língua portuguesa. Entre os artigos mais procurados neste site, este artigo ficou na quinta posição.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: